Recurso 

Ontem pela manhã o vereador Ditola Castro (Patriota) informou que nesta semana a Oposição ingressa na justiça contra a liminar que suspendeu os trabalhos da chamada “CPI da Saúde”. No seu entendimento, o juiz que concedeu a liminar não poderia atuar no caso, porque é integrante da justiça estadual, e os recursos da saúde são federais. Portanto, na sua opinião, o pedido de liminar teria que ser julgado pela Justiça Federal. Esse seria um dos argumentos  da Oposição no recurso que vai protocolar no Tribunal de Justiça do Maranhão na tentativa de derrubar a decisão do juiz Joaquim da Silva Filho, titular da Vara da Fazenda Pública. É aguardar mais um capítulo dessa longa novela...

Pesquisa 

Um político de mandato que ainda não decidiu se disputa a prefeitura, em 2020, informou à coluna que hoje deverá sair o resultado de uma pesquisa encomendada por outra pessoa sobre a sucessão municipal. Dependendo dos números, ele poderia começar a pensar em lançar a pré-candidatura. É visto no meio político como um forte concorrente.

Entenda 

Verdade ou não, ontem foi divulgado nas redes que o governador Flávio Dino (PCdoB) teria dito que no plano regional ele e o ex-presidente (MDB) são adversários. Somente no plano nacional é que são aliados, lembrando que ambos apoiaram o ex-presidente Lula. Dino se manifestou sobre o assunto devido a repercussão do encontro que teve  na semana passada com o “Oligarca”, como ele mesmo chama Zé Sarney.  Ora, se FD  quer uma aproximação com Sarney visando a eleição presidencial em 2022, por que continuar considerando-o adversário no Maranhão? Se quer uma aliança, que tenha coragem e assuma. Agora não pode é ficar com vergonha de assumir. Até porque não é coisa do outro mundo, tratando-se de política...

E...

Para o deputado estadual Neto Evangelista (DEM), o encontro entre Flávio Dino e José Sarney “demonstra a grandeza destes dois homens públicos... O que importa é o Maranhão”. O deputado federal Eduardo Braide (PMN) disse que “política é a arte do diálogo. Eu quero acreditar que isso sirva de marco para que acabe essa crítica de um lado e do outro, que na minha opinião só serviu para atrasar o estado”. 

Crítica

Já o deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) viu com outros olhos o encontro Flávio Dino/José Sarney. Disse ele: “O governador Flávio Dino ganhou duas eleições abominando as velhas práticas políticas que, até então, ele colocava na conta do Grupo Sarney. Ele afirmava que José Sarney era o responsável pelo atraso no Maranhão, mas a agora vai em busca de conselhos do ex-presidente”. 

Extra

Mais de R$ 4,4 bilhões nas contas dos Municípios referentes ao 1% extra de julho para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa é a estimativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizada com base em informações oficiais divulgadas por meio do Relatório de Avaliação Fiscal e Cumprimento de Meta do governo federal. 

Data-limite

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que esta terça-feira (2) é o prazo final para reincluir ou não estados e municípios na reforma da Previdência. Maia participa de uma reunião com os governadores e o relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). O presidente da Câmara destaca que a participação dos governadores na votação da reforma vai unir a federação .A ideia é reincluir estados e municípios no parecer de Samuel Moreira ainda no colegiado.