Realinhamento
Na sessão de ontem da Câmara Municipal houve uma Tribuna Popular com a representante do Hospital São Rafael, Mara La Rocque, que falou sobre o contrato entre o governo do Estado e aquela casa de saúde na área de oncologia. De acordo com nota divulgada na semana passada pela Assessoria de Comunicação do hospital, existe a necessidade de realinhamento contratual da prestação do serviço, feito desde 2006. No segundo semestre de 2017, houve a realização de um aditivo ao contrato, para a implantação e prestação do serviço de oncologia pediátrica (infantil), e não um aditivo de realinhamento de preços, como chegou a ser divulgado em redes sociais. Quanto ao atraso nos pagamentos, a nota informou que o Estado “vem procurando diminuir esses atrasos junto ao HSR”. Mesmo havendo pendências, o hospital mantém a rotina de atendimento aos pacientes. Ontem, Mara La Rocque disse que o HSR estipulou um prazo de 90 dias para que o Governo do Estado encaminhe uma solução sobre a atualização dos valores contratuais.
Afastamento
Na sessão de ontem, o vereador Bebé Taxista explicou que um possível pedido de afastamento do prefeito Assis Ramos pela CPI da Saúde, não seria agora, quando os trabalhos ainda estão no começo. Somente no final, caso a Comissão não alcançasse os objetivos, é que seria pedido pela Comissão Processante o afastamento. Segundo ele, haveria o entendimento de que a CPI teria sofrido obstrução dos seus trabalhos, e daí a necessidade de se afastar o prefeito. Mas aí é outra história. É esperar.
Visitas
Ontem o vereador Ditola Castro, presidente da Comissão Permanente de Saúde e membro da CPI, informou que já enviou ao Governo do Estado ofício solicitando que sejam abertas as portas dos hospitais estaduais em Imperatriz para visitas dos vereadores, com o objetivo de “conhecerem o funcionamento” das unidades de saúde, como a UPA, Macrorregional e Hospital Regional Materno Infantil. As visitas teriam a participação de todos os 21 vereadores, e não apenas dos membros da Comissão, além de jornalistas.
Expectativa
O governador Flávio Dino (PCdoB) continua calado sobre candidatura à prefeitura de Imperatriz. O grupo tem alguns nomes apontados como pré-candidatos, mas consta que o PCdoB poderá bater o martelo em torno do nome do deputado estadual Marco Aurélio. Para que o grupo não vá às eleições rachado, Flávio Dino terá que convencer Ildon Marques e Rildo Amaral a desistirem. Clayton Noleto já teria decidido ficar fora.
Reivindicando
Policiais civis do Maranhão estão ameaçando entrar em greve. Ontem houve manifestação realizada em frente à Delegacia Geral, pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Maranhão. Os policiais estão reivindicando aposentadoria digna, nova política salarial, contratação de novos policiais civis e maior respeito ao direito de progressão, reposição inflacionária, reajuste salarial igualitário e diárias antecipadas.
Votação
A presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senadora Simone Tebet (MDB-MS), confirmou para esta quarta-feira (26) a votação das “Dez Medidas Contra a Corrupção” (PLC 27/2017). Entre elas estão a criminalização do caixa 2 de campanha, a transformação dos crimes de corrupção em hediondo e a limitação do uso de recursos para atrasar processos judiciais. A senadora Juíza Selma (PSL-MT) questiona, no entanto, a criminalização de condutas de integrantes do Judiciário e do Ministério Público como abuso de poder.
Comentários