Afastamento
Ontem o vereador Bebé Taxista, autor do requerimento que resultou na instalação da “CPI da Saúde”, revelou que a Comissão pedirá o afastamento do prefeito Assis Ramos. Não explicou o motivo. Agora que a Comissão começou a trabalhar, não havendo ainda elementos que justifiquem tal medida. Na sexta-feira, os membros da CPI queriam entrar no setor de UTIs do Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão), mas foram impedidos, porque não é permitida a entrada de mais de uma pessoa. Os vereadores oposicionistas entenderam isso como uma obstrução do trabalho da CPI, e daí teriam decidido pedir o afastamento do prefeito. Se a proposta depender da aprovação da Comissão, dificilmente vai prosperar, porque a Situação tem maioria – 8 a 5. E se fosse ao plenário da Casa, também dificilmente passaria. A bancada tem pelo menos 13 vereadores.
E...
O vereador Ditola Castro vai apresentar um requerimento solicitando visita a órgãos de saúde do governo do Estado, como Hospital Materno Infantil, Hospital Macrorregional e UPA da Bernardo Sayão. É uma resposta às críticas de que eles não estão se preocupando com os problemas na saúde da rede estadual. Só que não haverá relatório. Ou seja, seria apenas uma visita para dar uma satisfação e atrair os holofotes. E pior que se os vereadores da Situação não se fizerem presentes, vão dizer que eles não estavam interessados. Como se vê, a Oposição jogou colocou eles “entre a cruz e a espada”. Esperteza...
Reunião
Hoje está prevista reunião da CPI, a partir das 15h, no plenário da Câmara. Serão duas por semana. A outra será amanhã. Na semana passada, a principal atividade da Comissão foi uma visita ao Socorrão.
Mais médicos
O Ministério da Saúde divulgou o resultado final da primeira fase dos médicos selecionados no 18º ciclo do programa Mais Médicos. A previsão é que 1.010 Municípios em 26 Estados recebam os profissionais. As contratações são referentes ao edital 11 de 2019. No total, foram selecionados 1.975 médicos para atuar na Atenção Primária das unidades de saúde. O edital oferecia 2.149 vagas. De acordo com a pasta, os profissionais devem se apresentar nos Municípios de 24 a 28 de junho para o início das atividades de atendimento à população. Da região tocantina, três municípios serão contemplados: Carolina (3), Vila Nova dos Martírios (1) e Amarante (1).
Ele disse
“Atuando na área jurídica por 30 anos, nunca me interessei por expressões em latim. Sempre tive como objetivo escrever e falar corretamente em português. Tem sido mais útil”. Do governador Flávio Dino, cujo “alvo” é o ex-juiz e ministro Sergio Moro, que escreveu: “”Um pouco de cultura. Do latim, direto de Horácio, parturiunt montes, nascetur ridiculus mus”. (As montanhas partejam, nascerá um ridículo rato).
Ação
“Coerência e defesa ativa de direitos”. Assim o deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) descreveu a postura da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB/MA) por ajuizar Ação Civil Pública em defesa dos soldados formados no último concurso da Polícia Militar. Ao falar sobre a ação, o deputado Wellington destacou ser um meio legítimo para defender os direitos de mais de 1.700 homens e mulheres que estudaram, foram aprovados em todas as etapas e, agora, aguardam a nomeação.
Comentários