Convite 

O ex-senador e ex-deputado Francisco Escórcio informou que foi convidado pelo senador Fernando Bezerra Coelho, líder do governo no Senado, para voltar ou que indicasse um lugar dentro do Palácio para voltar trabalhar no governo Bolsonaro. Ele ocupou o cargo de Assessor da Casa Civil da Presidência da República. Chiquinho Escórcio agradeceu, justificando que está de volta para a gerência dos seus negócios na área privada. E observou que tem um excelente entrosamento com parte do governo e a família do presidente Bolsonaro. Recentemente a colunista Denise Rothenburg, do Correio Braziliense, lembrou que Chiquinho “funcionava no governo do ex-presidente Michel Temer como uma espécie de ‘posto avançado’ do Executivo no Legislativo, dedicado a sentir a temperatura do Congresso em relação aos projetos do Planalto, de forma a antecipar possíveis problemas que possam afetar o diálogo entre os Poderes. Até aqui, não há um assessor da Secretaria de Governo que faça esse papel”. O comentário da colunista repercutiu em Brasília.

Olha aí!

Quando a CPI da Saúde já estava instalada, a Câmara Municipal de Imperatriz resolveu mexer na Comissão Permanente de Saúde e Assistência  Social. Os novos membros são Ditola Castro, Carlos Hermes, Sargento Adelino e Antonio Pimentel. Os suplentes são Bebé Taxista e Aurélio Gomes. Como se vê, desses apenas um é da base aliada do governo, o vereador Pimentel. Como pode a Situação ter ampla maioria e deixar acontecer isso? Desinteresse ou fraqueza nas articulações?

E...

Ontem houve confusão no Hospital Municipal, o Socorrão. Houve bate-boca entre integrantes da CPI da Saúde e o procurador-geral do Município, Rodrigo do Carmo. Os vereadores queriam entrar no setor de UTI. Foi permitida a entrada de apenas um, mas não aceitaram. Um hospital deve manter rigoroso controle de infecção. O paciente internado na UTI possui grande susceptibilidade a infecções. Um simples resfriado no visitante pode resultar em uma infecção grave no paciente. 

Nova direção

Ex-PPS, o partido Cidadania tem novo comando no estado. O administrador Eliel Gama é o presidente e como secretário-geral ficou o professor Gledson Britto. A sigla tem como principal nome a senadora Eliziane Gama, cujas campanhas Eliel sempre foi o coordenador. Em Imperatriz a legenda tem como líder o Pastor Luiz Porto. 

Sem avanço

“Quarenta por cento da população acima de 25 anos não têm sequer o ensino fundamental. Isso é terrível. Não saiu da primeira etapa da educação, só a outra metade está concluindo o ensino médio. Vamos ter melhoras apenas no ensino superior. Isso é terrível”. A afirmação é do deputado  federal Gastão Vieira (PROS), a propósito de relatório do IBGE apontando que o Brasil não atingiu meta de alfabetização, permanecendo os problemas do atraso escolar e da evasão.

Ação

Segundo o deputado estadual Wellington do Curso, em publicação nas redes sociais, a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/MA ajuizou Ação Civil Pública em defesa dos aprovados no concurso da PMMA. A ACP resulta de inúmeras audiências e intermediações do deputado em defesa dos soldados formados e não nomeados.