‘Posto avançado’
“Chiquinho, como é conhecido, funcionava no governo do ex-presidente Michel Temer como uma espécie de ‘posto avançado’ do Executivo no Legislativo, dedicado a sentir a temperatura do Congresso em relação aos projetos do Planalto, de forma a antecipar possíveis problemas que possam afetar o diálogo entre os Poderes. Até aqui, não há um assessor da Secretaria de Governo que faça esse papel”. Afirmação é da colunista Denise Rothenburg, do Correio Braziliense, ao comentar sobre a exoneração do general Santos Cruz e o embate que ele teve com o grupo político ligado ao ex-presidente José Sarney, quando exonerou o ex-senador e ex-deputado Francisco Escórcio.
CPI
Ontem pela manhã membros da CPI da Saúde estiveram reunidos com médicos do município, buscando informações sobre pagamentos e outros dados. A Comissão também vai conversar com proprietários de clínicas que prestam serviços à Secretaria de Saúde.
E...
O deputado Wellington do Curso, na tentativa de “beliscar” o bolo eleitoral de Imperatriz, fez críticas à administração local relacionadas ao setor de saúde, notadamente o Socorrão. Será se o deputado tem essa mesma preocupação para os problemas da saúde pública da cidade de São Luís, seu domicílio eleitoral? Ou quanto ele já destinou de recursos para a saúde de Imperatriz?
Pela reforma
Mesmo com Flávio Dino sendo contra, alguns deputados da sua base deverão votar a favor da reforma da Previdência, seguindo orientação dos seus partidos. São 12 deputados do grupo do governador. Entre os que votariam pela reforma estariam Gastão Vieira (Pros), Junior Marreca (Patriota), Juscelino Filho (DEM), Pedro Lucas (PTB), Junior Lourenço (PSL), Pastor Gildenemyr e Josimar Maranhãozinho.
Depoimentos
Estavam previstos para a tarde de ontem os depoimentos dos delegados da Polícia Civil Thiago Bardal e Ney Anderson Gaspar ao corregedor-geral de Justiça, desembargador Marcelo Carvalho. Eles acusam o secretário de Segurança, Jefferson Portela, de ordenar espionagem contra membros do Tribunal de Justiça. O caso também estará sendo apurado pela Câmara Federal, que vai ouvir Bardal e Gaspar. A iniciativa foi o deputado Aluísio Mendes.
Garantindo
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, assegurou que o atendimento de pacientes oncológicos em Imperatriz não será suspenso. A garantia foi dada durante reunião com o promotor de Justiça Newton Bello Neto. “Agradecemos muito ao Ministério Público, em especial à Promotoria de Saúde de Imperatriz, que busca sempre, antes de qualquer judicialização, resolver administrativamente o problema, com o intuito de que a população não saia prejudicada. O MP tem o mesmo interesse da SES, que é garantir a manutenção do serviço e impedir qualquer diminuição dele”, afirmou Carlos Lula.
Será?
O deputado estadual Adrinao Sarney (PV) revelou, em artigo, que “o Maranhão acaba de perder uma siderúrgica da Vale em parceria com os chineses para o Pará. Perdeu por falta de representação política forte a nível nacional e por incompetência do governo estadual. O investimento será de R$ 1,5 bilhão e gerará 15 mil empregos em Marabá”. Adriano lançou até um slogan: “Atenção maranhenses, querem emprego já? Vá para Marabá!”.
Comentários