Presidente e relator
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada pela Câmara Municipal de Imperatriz para apurar supostas irregularidades no sistema de saúde escolheu, durante reunião na manhã de ontem, o presidente e o relator. São os vereadores Hamilton Miranda (PP) e Fábio Hernandez (PSC), respectivamente, integrantes da base governista. A escolha foi feita através de votação. A CPI tem 13 integrantes. A Situação tem 8 e a Oposição 5. São, portanto, três votos de diferença. Segundo o vereador João Silva (PRB), que também é advogado, todas as decisões da CPI serão por meio de votação. Os membros da Comissão foram indicados pelos partidos, obedecendo critério de representatividade. São eles: Aurélio Gomes (PT), Carlos Hermes (PCdoB), Ricardo Seidel (Rede), Sargento Adelino (Solidariedade), Ditola Castro (Patriota), Teresinha Soares (PSDB), Fátima Avelino (MDB), Maura Barroso (Pros), Hamilton Miranda (PP), João Silva (PRB), Chiquin da Diferro (PSB), Paulinho Lobão (PDT) e Fábio Hernandez (PSC).
Afastamento
Para assumir a presidência da CPI da Saúde, o vereador Hamilton Miranda se afastou da função de líder do Governo. O vereador Chiquim da Diferro (PSB), atualmente vice-líder, deve substituir Hamilton.
Engraçado
A Oposição joga pedra diariamente no prefeito e quer receber flores. Na sessão de ontem, vereadores que assinaram o pedido de CPI “choravam” nos microfones por causa da reação do chefe do Executivo. Costuma-se dizer que política é uma “guerra”, e hoje está acontecendo isso em Imperatriz, provocada pela Oposição, que só quer bater. Quando vem o contra-ataque, reclama. O episódio envolvendo gente ligada a pelo menos dois vereadores é o resultado dos ataques que eles estão fazendo. Eles consideram perseguição. Na verdade, se existe perseguição, é o que alguns estão fazendo...
Posse
Ontem a ex-prefeita e ex-candidata a governadora, Maura Jorge (PSL), tomou posse como superintendente da Funasa no Maranhão. O senador Roberto Rocha (PSDB) prestigiou a solenidade de posse. A indicação de Maura teve aval do senador, hoje com forte influência junto ao Governo Bolsonaro. Na campanha para governador, em 2018, Roberto Rocha foi duramente atacado pelos aliados da ex-candidata. Agora se alinham politicamente para fortalecer o trabalho objetivando a melhoria de vida dos maranhenses.
Parecer
O procurador regional eleitoral no Maranhão, Pedro Henrique Castelo Branco, emitiu parecer pela procedência de um recurso do governador Flávio Dino (PCdoB) e pela consequente reforma da sentença de 1º grau que o tornou inelegível por abuso de poder na eleição de 2016, em Coroatá. O parecer cita o mesmo entendimento em relação ao deputado federal Márcio Jerry (PCdoB). O caso agora está nas mãos do relator, que deve analisá-lo e emitir seu voto, antes da apreciação, em plenário, pelos demais membros do TRE-MA.
Olha aí!
Foi aprovado na Comissão de Segurança Publica e Combate ao Crime Organizado, na Câmara Federal, requerimento de autoria do deputado maranhense Aluisio Mendes (PODE), que pede audiência com os delegados da Polícia Civil Ney Anderson e Tiago Mattos Bardal, para apuração de denúncias sobre suposta utilização criminosa da estrutura da Secretaria de Estado de Segurança Pública em escutas ilegais de opositores ao Governo do Maranhão. “É inaceitável a ocorrência desse crime! Recentemente, um caso como esse ocorreu em outro estado e o secretário foi exonerado e preso. O caso do Maranhão deve ser investigado com o mesmo rigor, e vamos iniciar com a oitiva dos delegados”, afirmou Aluisio.
Comentários