Revoada

Faltando ainda oito meses para terminar o prazo de filiação partidária para quem deseja se candidatar nas eleições de 2020, em Imperatriz os pretensos candidatos já começam a se movimentar para buscar acomodação em outras siglas. Na semana passada, por exemplo, houve a filiação do vereador José Carlos Soares Barros ao PATROTA. Algumas lideranças o acompanharam. Os vereadores João Silva (PRB) e Fábio Hernandes (PSC) só não foram porque houve veto por parte dos vereadores Ditola e Bebé, que já são filiados ao PATRIOTA. De acordo com o que vem sendo comentado, é certa a saída de Antonio Pimentel e  Paulinho Lobão do PDT. Uma fonte pedetista disse que a sigla não criará nenhum obstáculo, porque está interessada na filiação de algumas lideranças e estas só vão mediante a saída dos dois vereadores, que são vistos como fortes concorrentes dentro do partido. Não se sabe para qual partido os dois iriam. Mas Paulinho Lobão deve seguir o prefeito Assis Ramos, que trocou o MDB pelo DEM. É aguardar.

Revoada II

Com a entrega do PROS ao comando das vereadoras Maura Barroso e Irmã Telma, diversos filiados estão deixando o partido, principalmente os que integravam a Executiva. Eles se consideram traídos pelo deputado federal Gastão Vieira, presidente estadual. Foi iniciada uma articulação com o PSC e todos deverão se filiar ao partido. A informação é de uma fonte que está envolvida nas  conversações.                 

Quem será?

As apostas estão em alta. Quem será o candidato do grupo do governador  Flávio Dino (PCdoB)?  Ildon Marques (PP), Marco Aurélio (PCdoB), Rildo Amaral (SD) ou Zé Carlos (Patriota)? Pela vontade dos comunistas seria Marco Aurélio, mas certamente será escolhido o que estiver em melhor situação eleitoral na época de bater o martelo. 

E...

O pré-candidato a prefeito pelo PSDB, empresário Richardson Lima, esteve no final de semana fazendo visitas a lideranças políticas comunitárias. Estava acompanhado do ex-prefeito Sebastião Madeira.

Ele disse

“Sergio Moro deve se afastar ou ser afastado do Ministério da Justiça. Quem instrumentalizou a Justiça Federal para fins eleitorais e partidários pode tentar fazer o mesmo com a Polícia Federal, agora sob seu comando direto”. Palavras do governador do Maranhão, Flávio Dino, a propósito da troca de mensagens entre o então juiz federal Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, divulgada pelo site The Intercept Brasil. 
    
Convite

Sobre a nota da coluna  informando o interesse do vereador Fábio Hernandez (PSC) em se filiar ao Patriota, o parlamentar revelou que foi convidado pelo novo filiado da sigla, vereador José Carlos, presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, e o ex-deputado federal Júnior Marreca, vice-presidente nacional do partido e presidente estadual da sigla no Maranhão. O convite foi formalizado quinta-feira, 06, durante a solenidade de filiação de José Carlos e de outras lideranças, em razão do laço de amizade entre Júnior Marreca e Fábio Hernandez, ampliado nas eleições de 2018, quando o vereador apoiou o projeto político de Marreca, bem como o trabalho do Patriota na formatação de um grupo forte para as eleições de 2020. Fábio Hernandez informou, ainda, que além do convite de filiação no Patriota, analisa o convite de outras siglas partidárias ou a permanência no PSC, pelo qual foi eleito em 2016.

Vermelho

Segundo um levantamento feito pelo G1, a Previdência da maioria dos estados brasileiros seguiu no vermelho nos primeiros meses de 2019. De janeiro a abril, apenas Amapá, Rondônia e Tocantins registraram saldo positivo no seu sistema próprio de aposentadoria e pensões, responsável pelo pagamento dos servidores.