Prorrogação de mandatos

A Confederação  Nacional dos Municípios (CNM) está se movimentando na tentativa de garantir a prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores, conforme a PEC 376/09. “Já temos um movimento de todos os Estados, que estão mobilizados, mas precisamos esclarecer sobre a economicidade, por ter só uma eleição, e sobre o alinhamento dos orçamentos. Não podemos continuar fazendo política partidária um ano e política pública no outro”, argumenta o presidente da  CNM, Glademir Aroldi. Os presidentes das estaduais presentes em reunião na última terça-feira  concordaram que é necessário apresentar aos parlamentares e à sociedade, estudo fundamentado sobre o prejuízo às transferências voluntárias, que ficam suspensas em ano eleitoral, e o impacto nos gastos não só da União, mas de Estados e Municípios com as campanhas. “É o início da reforma política tão esperada e importante para o Brasil. Basta comparar os valores das transferências em ano eleitoral com não eleitoral para ver que quem perde é a população brasileira, sem os recursos”, destacou José Patriota, presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Pacto Federativo, deputado Silvio Costa Filho (PTB-PE), coordenou os trabalhos com o apoio do presidente da CNM, Glademir Aroldi. A reunião contou ainda com a participação expressiva dos dirigentes de várias entidades estaduais de Municípios e de representantes do Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM).

Pré-candidato

Durante a sua filiação ao Patriota na noite de quinta-feira, o  vereador José Carlos Barros teve a pré-candidatura a prefeito lançada pelos dirigentes do partido. Estavam presentes o deputado federal Marreca Filho e o ex-deputado Junior Marreca, que comandam a sigla no estado. Outras lideranças também se filiaram. Cerca de 300 pessoas participaram do ato, no plenário da Câmara Municipal.  O vereador Bebé Taxista alertou que os novos filiados precisam seguir a linha do partido, sem mudar de opinião. Na manhã de quinta-feira ele demonstrou descontentamento com o colega José Carlos, por ter se recusado a assinar o pedido de CPI da Saúde.

E...

O Patriota está rejeitando a filiação de mais vereadores por imposição de Bebé Taxista e Ditola Castro. Eles não querem concorrentes que já tenham mandato. Consta que os vereadores João Silva (PRB) e Fábio Hernandez (PSC) demonstraram o  interesse em ingressar no Patriota, mas foram vetados. Uma das filiações mais esperadas na quinta-feira era da blogueira Kelly Queiroz, mas não aconteceu. A pré-candidata a vereadora deve se filiar somente próximo ao prazo estipulado pela legislação eleitoral, no início de abril de 2020. 

Ligação

Consta que a prefeitura teria realizado a desapropriação de uma área para que possa fazer a ligação viária de bairros,  como Vila Machado, João Paulo II, Camaçari, Grande Cafeteira e Jardim das Oliveiras, à Rodovia BR-010. O acordo entre as partes já teria sido homologado.   
                  
Imperatriz, também

O advogado e ex-candidato a deputado federal Antonio Torres (PSL), enviou uma carta ao presidente Jair Bolsonaro para fazer uma ressalva em relação à sua fala no dia 30 de abril: São Pedro dos Crentes não foi o único município do Maranhão que lhe deu a maioria dos votos. Antonio Torres observou que em Imperatriz Bolsonaro obteve 54,99% dos votos e que  também venceu em Açailândia. Torres aproveitou para pedir ao presidente que, caso visite São Pedro dos Crentes,  inclua Imperatriz na agenda.  

Ele disse

“Foi muito importante esse diálogo e reforçou em nós a convicção de que, apesar desse momento, ele tem muito ainda a dizer e a fazer pelo Brasil e terá nossa ajuda, nosso apoio, nosso entusiasmo, nosso engajamento, para que ele reverta esse quadro atual e nossa efetivamente, no exercício da sua liberdade plena, continuar a ajudar o Brasil”. Governador Flávio Dino, ao comentar a visita que fez ao ex-presidente Lula, preso em Curitiba desde abril do ano passado.