Zangado?

O vereador Bebé Taxista afirmou na manhã de ontem que à noite iria fazer um discurso no ato de filiação do colega José Carlos Barros ao Patriota, antigo PEN. Garantiu que não seria um discurso de boas-vindas e que nem sabe se continuará no Patriota. Considerado um dos principais aliados do presidente da Câmara, Bebé estaria chateado porque Zé Carlos se recusou a assinar o pedido de instalação da CPI da Saúde. Zé Carlos já explicou que não assina devido a sua condição de presidente da Câmara. Prefere ficar neutro, mas se a oposição conseguir assinaturas suficientes instala a Comissão. Bebé Taxista é um dos vereadores mais polêmicos e não escapam da sua língua afiada nem mesmo os colegas. Já houve inclusive manifestação considerada como falta de decoro parlamentar.

E aí?

Sem o prefeito Assis Ramos, será que o MDB verá cenário favorável para lançar uma candidatura própria à prefeitura, em 2020? No momento, o partido tem dois nomes como opções –  ex-deputado Francisco Escórcio e o ex-prefeito de Brejão, Franciscano Soares. Como não se alia ao PCdoB e não pretende apoiar o ex-filiado, no caso de uma aliança o caminho mais provável seria o PSDB.O presidente do MDB,  Antonio Leite, tem  forte ligação com o ex-prefeito Madeira, líder do partido tucano. Nas eleições de 2012,  para beneficiar Madeira o MDB não permitiu a candidatura de Ildon Marques, que na convenção foi derrotado por Antonio Leite, cuja candidatura não foi registrada.             

Meio ambiente

Presidida pelo vereador Alberto Souza, ontem a Comissão de Planejamento, Uso, Ocupação, Parcelamento do Solo e Meio Ambiente da Câmara Municipal  realizou uma audiência pública em que foi discutida a implantação do Aterro Sanitário, cuja área está sendo adquirida nas proximidades do povoado Lagoa Verde. A secretária do Meio Ambiente, Rosa Arruda, falou sobre o projeto e o que já está sendo providenciado. O vereador Aurélio Gomes (PT) disse que os vereadores deveriam ter uma preocupação maior com a questão ambiental. No momento em que ele falava haviam em plenário apenas três vereadores.

Oportunidade

Na avaliação do deputado federal Gastão Vieira (Pros), o uso da base de Alcântara pelos Estados unidos deverá dar um incremento à geração de emprego no Maranhão. Diz ele: “ Não podemos perder essa oportunidade! O desemprego é uma realidade do Brasil e precisamos buscar soluções para esse problema, como reabrir o Centro de Lançamento de Alcântara. Na visita a Guiana Francesa ao Centro de Lançamento de Kourou vimos que o empreendimento gerou 80% dos empregos diretos ocupados por nativos”.

Fora 

Nesta semana o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) encerrou o julgamento de embargos de declaração do senador Weverton Rocha (PDT). De acordo com o que foi decidido, ele está oficialmente fora da Ação de Investigação Eleitoral (Aije) protocolada no TRE por conta da chamada “farra de capelães”.  Seguem como réus no processo o governador Flávio Dino (PCdoB), o vice-governador Carlos Brandão (PRB) e o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela.

Apoio 

Ontem, 25 governadores divulgaram uma carta de apoio à manutenção de estados, do Distrito Federal e municípios na proposta de reforma da Previdência Social. Os governadores Rui Costa (PT-BA) e Flávio Dino (PCdoB-MA) não assinaram. Temendo desgaste político, deputados são contrários à inclusão de estados e municípios no texto.