Filiação
Está previsto para o próximo dia 6, quinta-feira, um ato de filiação do presidente da Câmara, vereador José Carlos Soares Barros, ao partido Patriota (ex-PEN). O acerto foi definido nesta quinta-feira, durante visita a Imperatriz do ex-deputado federal Junior Marreca, presidente estadual da sigla. Ele estava acompanhado do deputado Marreca Filho. Eleito pelo PV, José Carlos se desfiliou no ano passado para procurar um partido que lhe dê condição de ser candidato a prefeito, em 2020. Junior Marreca lhe garantiu legenda e ficou definida a filiação para a próxima semana. O partido tem dois vereadores – Ditola Castro e Bebé Taxista. Ditola acredita que o Patriota terá condições de fazer quatro vereadores e não vai aceitar filiação de quem já tem mandato. Espera eleger os atuais e mais dois novatos.
E...
Uma fonte ligada ao Patriota revela que o partido, o PDT e o PR já estão fechados para as eleições de 2022. Iriam formar uma chapa majoritária ao Palácio dos Leões, tendo na cabeça o senador Weverton Rocha, líder do PDT no estado. O PR é comandado pelo deputado federal Josimar Maranhãozinho. É aguardar.
Será?
Consta que o dinheiro dos precários do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) já teria caído nas contas das prefeituras, ou pelo menos de parte delas. De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), a verba não pode ser usada para pagamentos de rateios, abonos indenizatórios, passivos trabalhistas ou previdenciários, remunerações ordinárias, ou de outras denominações de mesma natureza, aos profissionais da educação. O recurso deve ser usado para outras ações de manutenção e desenvolvimento do ensino, que possam, de maneira sustentável e sem riscos de desequilíbrios fiscais, promover a melhoria da educação nos municípios beneficiados.
Articulações
Está marcado para a próxima semana um encontro do ex-presidente Lula (PT) com o governador do maranhão, Flávio Dino (PCdoB). A iniciativa partiu do petista, que mesmo preso está fazendo articulações visando as eleições de 2020 e 2022. Flávio Dino seria uma opção da esquerda para o Palácio do Planalto, mas no caminho há Fernando Haddad (PT), que teve bom desempenho na disputa com Jair Bolsonaro (PSL).
Reformas
Ontem o Governo do Estado entregou o Centro Educa Mais Tancredo Neves, em Imperatriz, e o Centro de Ensino Josué Montello, no município de Vila Nova dos Martírios, completamente reformados. Presente o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, e a assessora especial da Seduc, Rosyjane de Paula.
Queixa
A Escola Tancredo Neves é a antiga Jonas Ribeiro, na Vila Redenção, que perdeu o nome quando a Escola Militar passou a funcionar no prédio, provisoriamente. A tradicional família Ribeiro queixa-se da falta de respeito para com um dos mais antigos moradores que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Realmente uma injustiça!
Novo comando
Ontem o PSDB elegeu o ex-deputado federal e ex-ministro, Bruno Araújo (PE), presidente nacional da sigla. Ele é aliado do governador de São Paulo, João Doria, que busca a viabilização da sua candidatura ao Palácio do Planalto, em 2022. O ex-prefeito Madeira, por ter sido presidente do ITV (Instituto Teotônio Vilela), é membro do Diretório Nacional.
Comentários