Mal-estar 

Um provável lapso causou um mal-estar entre secretários municipais, com repercussão na Câmara.  É que a Procuradoria Geral do Município divulgou portaria constituindo uma Comissão de Processo Administrativo Disciplinar contra o secretário da Infraestrutura, Zigomar Costa Avelino Filho “acerca de atos que, em tese, podem configurar falta administrativa disciplinar”. A medida foi tomada em atenção a um ofício da SEMED (Secretaria Municipal de Educação). Mas segundo consta, na verdade não seria o secretário, e sim o seu pai, Zigomar Avelino. Também observa-se que não caberia um PAD contra uma pessoa que não é funcionária do Município. A vereadora Fátima Avelino usou a tribuna durante a sessão para fazer um desabafo, mas não deu sinal de rompimento com o Palácio Renato Moreira. O problema já teria sido contornado ontem, com “a casa quieta e o povo dentro”, como dizia o saudoso jornalista Aldeman Costa. 

E...

É preciso mais cuidado na hora da tomada de decisões para evitar “incêndios”, porque o prefeito Assis Ramos já tem muito para apagar na cidade. Um caso como o de Zigomar Filho não poderia ter acontecido. Ainda bem que são erros que podem ser corrigidos.  

Aterro sanitário

Por 17 votos a favor e dois contra,  a Câmara Municipal de Imperatriz aprovou Projeto de Lei Ordinária do Poder Executivo, que autoriza a compra de uma área para aterro sanitário. A área, de 16 alqueires, fica próxima ao povoado de Lagoa Verde. O aterro sanitário será implantado com recursos federais, viabilizados pelo ex-deputado Sarney Filho, quando comandava o Ministério do Meio Ambiente. 

Susto!

O cantor, compositor e instrumentalista Chiquinho França teve um princípio de infarto quando dirigia na  BR-010, próximo ao povoado Lagoa Verde. Ele estava indo para São Luís e começou a se sentir mal. Resolveu voltar e quando manobrava desmaiou e o carro desceu um barranco. Foi socorrido imediatamente e levado para a UPA do bairro São José, e dois para o Socorrão. Chiquinho já foi librado e está sendo submetido a vários exames. 

Sem destaques  

O líder do PDT no Senado, Weverton Rocha (PDT), adiantou que o seu partido votaria conforme vontade do governo a favor da Medida Provisória nº 870. A votação aconteceu na noite desta terça-feira. O senador maranhense comunicou ao  líder do PSL, Major Olímpio, a retirada de todos os destaques do PDT. O partido, como se sabe, faz oposição ao governo.  A MP foi aprovada na forma como fora enviada pela Câmara, sem destaques, seguindo orientação do governo.

E aqui?

No Tocantins, o Ministério Público Estadual pediu o afastamento cautelar do vice-prefeito de Novo Acordo (TO), Leto Moura Leitão Filho, que está preso preventivamente há mais de quatro meses acusado de mandar matar o prefeito Elson Lino de Aguiar Filho, que levou três tiros mas sobreviveu. No caso de Davinópolis, o vice-prefeito Rubem Firmo, que chegou a ser empossado após a morte de Ivanildo Paiva, embora esteja preso ainda não teve o mandato cassado. Ainda vão esperar a possível condenação do acusado para que perca o mandato? 

Convocação rejeitada

Os deputados da base governista na Assembleia Legislativa do Maranhão rejeitaram requerimento de autoria do deputado César Pires (PV), convocando o secretário de Estado da Infraestrutura,  Clayton Noleto, para prestar esclarecimentos sobre a situação de rodovias estaduais.