Acabou!
Vale lembrar aos pré-candidatos que a partir das eleições municipais de 2020 não haverá mais coligações proporcionais para vereador, assim como a partir de 2022 para deputado estadual, distrital e federal. Continuará apenas para as eleições majoritárias – presidente, governador e prefeito. Os partidos terão que se virar sozinhos para fazer coeficiente eleitoral. Portanto, é importante que escolham candidatos com potencial de votos, porque não terão mais a “ajudadinha” dos outros. Confiante, ontem um vereador de Imperatriz disse que a sua preocupação é que o seu partido alcance votos para eleger pelo menos dois, porque tem a certeza de que será um deles.
Preparação
O movimento “Endireita Imperatriz” está preparando o ato que será realizado no próximo dia 26, domingo, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). O local será a Praça da Cultura, e entre as ações haverá um adesivaço. O “Endireita Imperatriz” é liderado por um grupo de jovens que se engajou na campanha do então candidato à Presidência da República e pretende ter forte atuação na eleição municipal de 2020. Um nome como opção para a prefeitura é o do advogado Miguel Daladier Barros, coronel da reserva do Exército.
E...
A manifestação marcada para o próximo domingo, em todo o País, está provocando racha na direita. A deputada Janaína Paschoal (PSL) é contrária ao ato e já foi xingada de “traidora”. Membros do Movimento Brasil Livre (MBL) foram chamados de “vendidos” e até “comunistas” por bolsonarianos. E também houve uma briga entre as deputadas Carla Zambelli e Joice Hasselmann, do mesmo partido, o PSL. A primeira reclamou que a colega não estava fazendo convocações na internet. Joice reagiu com dureza, chegando a acusar Zambelli de nepotismo.
Derrubar
A alteração em alguns pontos no decreto sobre o porte e posse de armas não satisfez a senadora maranhense Eliziane Gama (Cidadania). Ela quer mesmo é a derrubada do decreto. Para tanto, apresentou no Senado um projeto de Decreto Legislativo, alegando que o ato do presidente é inconstitucional porque colide frontalmente com o Estatuto do Desarmamento. “Na prática, o governo pretende contornar as limitações impostas e ampliar o porte de armas para categorias não contempladas pelo Estatuto do Desarmamento”, destacou Eliziane.
Estradas
Ontem o governador Flávio Dino (PCdoB) destacou que somente neste ano já inaugurou duas rodovias – São Bernardo/Luzilândia e Barra do Corda/Doca Bezerra. E lembrou que outras estão sendo finalizadas, como a Sítio Novo/Amarante.
Três
Dos 18 deputados federais maranhenses, 15 participaram da votação que retirou o Coaf do controle do Ministério da Justiça. E apenas três deles votaram a favor da manutenção do órgão nas mãos de Sérgio Moro: foram os deputados Eduardo Braide (PMN), Edilázio Júnior (PSD) e Pastor Gildenemyr (PMN). Votaram contra André Fufuca (PP), Bira do Pindaré (PSB), Cleber Verde (PRB), Gastão Vieira (Pros), Gil Cutrim (PDT), Hildo Rocha (MDB), Josimar Maranhãozinho (PR), Júnior Lourenço (PR), Marreca Filho (Patriota), Márcio Jerry (PCdoB), Pedro Lucas Fernandes (PTB) e Zé Carlos (PT). Não votaram Aluísio Mendes (Podemos), João Marcelo (MDB) e Juscelino Filho (DEM).
Lulando
O governador Flávio Dino (PCdoB) terá novo encontro com o ex-presidente Lula, que está preso desde abril do ano passado na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. A visita está prevista para o dia 6 de junho.
Comentários