Com a presença de representantes do Senar, do Sebrae e Sagrima, o Sindicato Rural realizou encontro com trabalhadores e produtores rurais com o objetivo de realizar ações voltadas para o aumento da produção agropecuária e valorização dos produtos da região. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Carolina neste domingo (24).
O Senar em parceria com o Sebrae entregaram cerca de 100 certificados a trabalhadores rurais de 11 turmas que concluíram com êxito os cursos de capacitação de: Negócio Certo Rural; Bovinocultura de Leite; Bovinocultura de corte; Aplicação de Agrotóxicos; Segurança nas operações de máquinas implementos e equipamentos; Cadastro Ambiental Rural e Curso de inseminação artificial
Mauricio Leite Lima, gerente regional do Sebrae em Balsas, elogiou o presidente do Sindicado de Trabalhadores Rurais, Ângelo Rocha que falou da conscientização em proteger o meio ambiente dos pequenos proprietários e disse que os cursos visam ter produtores profissionais, que sabem gerenciar seus negócios. "Para o Sebrae é uma satisfação estar aqui certificando duas turmas do negócio certo rural, em parceria com o Senar onde a gente trabalha com o produtor rural aspectos de gerenciamento, trazendo o conhecimento para que possa melhorar suas condições de produzir e de vida".
O presidente da Federação de Agricultura do Estado do Maranhão (FAEMA) Raimundo Coelho, homenageou os produtores rurais de Carolina. "Somos os mais importantes agentes de desenvolvimento e de saúde do mundo. Pois somos produtores de alimentos. Houve avanços neste governo principalmente para o pequeno produtor rural. Graças a Boa vontade do secretário Márcio Honaiser que se empenhou para facilitar a vida dos produtores. Mas falta conhecimento tecnológico para a maioria dos pequenos produtores, fundamental para que se possa avançar na produção agropecuária. Nessa função temos o Sebrae do pequeno empreendedor e o Senar da agricultura que juntos estão trazendo esse conhecimento".
Na oportunidade, o Presidente do Sindicado de Trabalhadores Rurais, Ângelo Rocha, pediu incentivo do governo ao pequeno proprietário para que possa produzir e proteger o meio ambiente. Por sua vez, Walter Cruz Moreira, mais conhcido como "Walter Abelha" Apicultor, formando do Curso Negócio Certo Rural, destacoiu que "Durante o curso fizemos pesquisa do custo para a criação de frango, de gado, de porco, de peixe e de mel. E o melhor resultado do custo da produção foi do mel que teve um lucro maior. É uma atividade sustentável, a gente não degrada, não polui e ainda mantem o cerrado em pé. Então é uma atividade lucrativa".
Já Carlos Eduardo da Luz Barros, presidente do Sindicato Rural de Carolina ressaltou o apoio da Sagrima, na pessoa do Márcio Honaiser através da Faema e Senar, que tem se disposto ajudar o Sindicato Rural a realizar esse cursos profissionalizantes é imprescindivel. "Estão trazendo do conhecimento e qualificando a mão de obra da região. Mas é preciso colocar esses conhecimentos em prática, na produção e gestão das propriedades".
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser afirmou que, "Em parceria com o Sebrae e o Senar, estamos começando a dá esse apoio em união com sindicato rural de Carolina que tem capitaneado essas ações trazendo cursos para qualificar a mão de obra dos trabalhadores rurais no município. É um grande parceiro. Estamos satisfeitos em estar contribuindo na qualificação para que o projeto de melhorar a nossa produção, gerar emprego e renda, possa dá certo e avançar".
O secretário falou de várias ações que o governo tem realizado em favor de toda a cadeia produtiva do estado do Maranhão e que estas ações já são visíveis em Carolina e todo estado beneficiando milhares de famílias.
Publicado em Agronegócios na Edição Nº 15974
Comentários