A prefeitura de João Lisboa, por meio da Secretaria de Agricultura e Produção, deu início, na manhã dessa terça-feira (03), ao curso de derivados do leite, para os pequenos agricultores do município que fazem parte da Agricultura Familiar.
O curso é uma parceria entre o município e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Senar e Argep. O principal objetivo do curso é desenvolver o escoamento da produção dentro do próprio município, com geração de renda e lucros para os produtores, sem a necessidade de atravessadores.
Durante o curso, que termina na próxima sexta-feira (06), os produtores da Agricultura Familiar irão aprender a desenvolver e produzir, doces, iogurte, queijos, bebidas lácteas e requeijão cremoso, entre outros produtos, que ajudarão a melhorar a vida financeira de cada um.
A instrutora da Faema/Senar responsável por ministrar o curso, Ana Joaquina, disse que o curso é de fundamental importância para que os produtores possam adquirir conhecimentos de como desenvolver esses produtos, agregando valores aos derivados do leite.
Ela disse ainda que a metodologia do curso é aprender fazer, fazendo. "Essa é uma porta que está se abrindo trazendo grandes oportunidades, para que todos os produtores possam produzir produtos derivados do leite com qualidade e economia gerando lucros satisfatórios em um curto espaço de tempo", destacou Ana Joaquina.
Vilson Soares disse que essa é uma grande oportunidade para todos aqueles que têm aptidão para trabalhar nessa área, absorvendo os conhecimentos do curso para poder crescer.
O secretário adjunto de Agricultura, Newton Junior, disse que o curso será eficaz no aprendizado de cada agricultor e fará com que todos possam desenvolver na prática uma produção de produtos derivados do leite em uma escala significativa e com qualidade para oferecer ao povo de João Lisboa e região.
O prefeito Jairo Madeira, que acompanhou a abertura do curso, agradeceu a presença de todos e em rápidas palavras disse que o município se preocupa sempre com essa questão de qualificar seus produtores, para que os mesmos possam crescer oferecendo uma produção de qualidade e diferenciada.
"Estamos sempre promovendo cursos como este, para que o povo e especificamente nesse caso, os produtores, criando oportunidades para que eles possam melhorar financeiramente e caminhar com as próprias pernas, disse Jairo acrescentando há pouco tempo foi implantado no município o Selo Sim, que garante a qualidade e a credibilidade do produto, o que facilita a sua comercialização em toda a região", finalizou.
Mas, para que tudo possa sair a contento, os produtores precisam seguir as orientações da Vigilância Sanitária que a principio irá orientá-los na higienização da produção dos produtos.
Publicado em Agronegócios na Edição Nº 15979
Comentários