O segmento de produtos florestais fechou o primeiro semestre do ano com alta de 12% no saldo da balança comercial, quando os números atingiram US$ 3,3 bilhões. Os dados são da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), que mostraram alta de 3,8% no faturamento com exportações do setor na comparação com o primeiro semestre de 2015.
Elizabeth de Carvalhaes, presidente-executiva da Ibá destaca o papel da China nas importações de produtos florestais. “”As exportações de celulose brasileira continuam crescendo, com destaque para a China, que passou a ser o principal destino do insumo neste primeiro semestre”.
Em relação aos números gerais do setor, as exportações de celulose atingiram 6,4 milhões de toneladas nos seis primeiros meses deste ano, crescimento de 16,1% em relação ao mesmo período de 2015. 
Já para o segmento painéis de madeira, o volume exportado no primeiro semestre do ano somou 443 mil m³, alta de 53,3% sobre o mesmo período do ano passado, quando as exportações foram de 289 mil m³. As exportações de papel subiram 7,2% nos seis primeiros meses de 2016 e somaram 1,1 milhão de toneladas.

Produção
A produção brasileira de celulose atingiu 9,0 milhões de toneladas nos seis primeiros meses do ano, alta de 9,1% em relação ao mesmo período de 2015, quando foram produzidas 8,3 milhões de toneladas. A produção de papel teve leve alta de 0,5% no período, totalizando 5,2 milhões de toneladas.