Os preços da soja em grão e derivados caíram no Brasil na última semana, pressionados pela queda do dólar frente ao Real. A informação é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
“Esse cenário afastou vendedores do mercado, que apostam em recuperação das cotações nos próximos meses, fundamentados nos baixos estoques das indústrias, no elevado volume de soja já comprometido e nas exportações sem ritmo acelerado neste ano”, dizem os pesquisadores, em nota.
Os indicadores medidos pela instituição refletiram a situação de queda nas cotações. Entre os dias 17 e 24 de junho, a média baseada nos negócios no Estado do Paraná caiu 4,65%. Na última sexta-feira (24/6), a cotação chegou a R$ 87,84 a saca de 60 quilos.
A referência com base no corredor de exportação de Paranaguá (PR) seguiu trajetória semelhante. Com uma redução de 4,25% nos últimos dias, o indicador chegou a R4 92,66 a saca.
Os pesquisadores do Cepea acrescentam que a atenção dos produtores de soja está no desenvolvimento das lavouras norte-americanas, em fase de desenvolvimento. Mudanças climáticas no País podem ter efeito sobre as cotações internacionais, com reflexo nos valores internos. (Com informações do Portal do Agronegócio)
Publicado em Agronegócios na Edição Nº 15650
Comentários