Usina em Pedro Afonso para produção de açúcar e bioenergia

A Bunge também está tentando redirecionar seu negócio de processamento de soja na América do Sul para incluir mais clientes corporativos, já que o foco no varejo vem enfrentando dificuldades por causa da desaceleração econômica no Brasil.
A Bunge possui, desde 2011, uma usina em Pedro Afonso para produção de açúcar e bioenergia. Também atua com soja. Inaugurada em julho daquele ano, o empreendimento recebeu investimento de R$ 600 milhões. São, ao todo, 1.400 empregos diretos, além de 3.000 indiretos.
A unidade produz álcool combustível, açúcar e energia elétrica de alta eficiência, a partir do processamento industrial da cana-de-açúcar. A obra teve início em janeiro de 2009 e, em julho do ano seguinte, já atuava em caráter experimental. O plantio do canavial teve início em julho de 2007, com um viveiro de mudas em 237 hectares. Hoje, são mais de 24 mil hectares plantados e a projeção até 2012 é de atingir 32 mil hectares de cana-de-açúcar na região. Em parceria com centros de pesquisa, a Bunge se dedicou também à inovação ao desenvolver variedades de cana-de-açúcar específicas para o clima e o solo da região.