Para que o rebanho fique protegido contra a aftosa, os criadores devem ter os seguintes cuidados:
- Comprar as vacinas somente em lojas registradas;
- Verificar se as vacinas estão na temperatura correta: entre 2°C e 8°C;
- Para transportá-las, usar uma caixa térmica, colocar três partes de gelo para uma de vacina e lacrar;
- Manter a vacina no gelo até o momento da aplicação;
- Escolher a hora mais fresca do dia e reunir o gado. Lembrar que só devem ser vacinados bovinos e búfalos;
- Durante a vacinação, manter a seringa e as vacinas na caixa térmica e usar agulhas novas, de preferência do tamanho 15mm por 18mm, limpas;
- Lembrar que a higiene e a limpeza são fundamentais;
- Agitar o frasco antes de usar e aplicar a dosagem certa em todos os animais. A partir de 2019 a dose é de 2 ml;
- Aplicar na tábua do pescoço, embaixo da pele, com calma. Utilize agulhas limpas e troque-as, pelo menos, após a vacinação de cada dez animais.
Controle e Erradicação da Febre Aftosa e Doenças Vesiculares
Doença viral, a febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que compromete a produção pecuária e A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Outros animais também podem contrair a doença, como veados, elefantes, camelos, lhamas e capivaras. Não são afetados cavalos, asnos, mulas e bardotos (cruzamento de cavalo e jumenta).
A Transmissão
A doença é transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios. Mas o vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas e calçados) que entraram em contato com os animais doentes.
Os Sintomas
Os principais sintomas são febre, vesículas e úlceras na boca, patas e nas tetas, perda de apetite, salivação e manqueira. Ocorre também redução da produção leiteira, perda de peso, crescimento retardado e menor eficiência reprodutiva. Pode haver mortes principalmente em animais jovens ou debilitados.
Suspeita da doença
É obrigatório que o produtor notifique o serviço de defesa agropecuária quando observar esses sintomas em seus animais.
Os Impactos econômicos
A disseminação da febre aftosa compromete o sistema produtivo, provoca prejuízos econômicos na produção pecuária e tem um impacto significativo no comércio de produtos agropecuários no exterior. O surgimento da doença provoca uma série de embargos à exportação de animais, de carne fresca e de produtos derivados, pois prejudica o padrão sanitário dos alimentos de origem animal exigido nos acordos de comércio internacional.
Não se esqueça!
É obrigação do produtor, informar corretamente a quantidade e a idade dos animais do seu rebanho. A declaração inadequada pode gerar multas e impossibilidade de emissão da Guia de Trânsito Animal.
Comentários