Dispositivos foram entregues pelo secretário da Semarh, Leonardo Cintra, ao presidente do Naturatins, Jorge Kleber

As ações executadas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) na área de hídrica do Tocantins  foram incrementadas com a cessão de uso de quatro máquinas fotográficas e quatro tablets, que serão utilizados pelos técnicos do órgão ambiental em campo. Os dispositivos, entregues nessa quarta-feira, 2, foram adquiridos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas, realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA).
"A demanda do Naturatins é grande e o Tocantins possui um território extenso. A nossa missão é aparelhar para assegurar um trabalho de qualidade realizado pelos técnicos do Instituto", afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Cintra.
Os itens cedidos fazem parte de um pacote já repassado pela Semarh, que inclui 22 computadores, dois notebooks, um scanner e uma caminhonete. Segundo o secretário, ainda falta a aquisição de cinco aparelhos GPS (Sistema de Posicionamento Global). Ao todo, foram investidos, até o momento, cerca de R$ 100 mil para reforçar a autarquia ambiental. 
A estruturação do setor hídrico do Naturatins faz parte do cumprimento de metas do Progestão, com a ANA. O diretor de Planejamento e Gestão Hídrica da pasta, Aldo Azevedo, explicou que as metas a serem implantadas pelo Instituto são estabelecer o Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos (CNARH), realizar a fomentação do Cadastro de águas subterrâneas, além da segurança de barragens e da outorga de água.
Durante a assinatura do Termo de Cessão, o presidente do Naturatins, Jorge Kleber Neiva Brito, ressaltou que o aparelhamento é essencial para o cumprimento das metas que serão realizadas com mais agilidade e eficiência.
A reunião contou ainda com a presença do subsecretário da Semarh, Rubens Brito, e da gerente de Recursos Hídricos do Naturatins, Vanessa Sardinha.

Progestão
O Progestão é um programa de incentivo financeiro aos sistemas estaduais para aplicação exclusiva em ações de fortalecimento institucional e de gerenciamento de recursos hídricos, mediante o alcance de metas definidas.
O Tocantins aderiu ao Progestão via Decreto nº 4.915, de 22 de outubro de 2013, o qual definiu como entidade coordenadora do Programa no Estado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. (Suene Moraes/Governo do Tocantins)