Lançada na manhã desta quarta-feira (15), a pedra fundamental da nova sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA). O evento aconteceu no terreno onde será construída a nova sede, localizado na Rua Leblon, próximo ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MA) e da antiga sede da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), no Parque Calhau.
Na mesa de abertura do evento, que foi bastante prestigiado com a presença de aproximadamente 150 pessoas, estavam presentes o presidente do Crea-MA, Berilo Macedo, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, o deputado federal Eduardo Braide, o presidente da Ordem dos Advogados do Maranhão (OAB-MA), Thiago Diaz, o vice-reitor da Uema, Walter Canales, a presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Maranhão (Aeama), Leida Sousa e o presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, José Aquiles Andrade.
O presidente Berilo Macedo ressaltou durante a solenidade que a quantidade de ações de fiscalização aumentou nos últimos dois anos. "Estamos também mudando a forma como profissionais e empresas estão sendo abordados durante a fiscalização e isso está se refletindo na regularização das obras e serviços prestados por estes profissionais junto ao Conselho", ressaltou ele.
O número de fiscalizações realizadas pelo Crea-MA aumentou em 36.6% quando comparado o ano de 2017 ao ano de 2019. Foram 3.780 em 2017, 4.561 em 2018 e 5.272 em 2019.
Esta regularização junto ao Crea-MA se dá por meio da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que comprova que a obra ou serviço possui um profissional habilitado pelo Conselho para realizar o serviço. Em 2017 foram registradas 74.374 ART´s e em 2019, 82.317 ART´s.
Antes do descerramento da placa, foi assinado o Convênio de auxílio financeiro para construção da nova sede, no valor de 2.300.000,00 de linha de crédito, recursos oriundos do Confea e contrapartida de R$ 1.812.690,13 do Crea-MA, totalizando R$ 4.112.690,13.
O presidente Joel Krüger explicou que a nova sede vai atender à demanda do corpo funcional, dos profissionais e dos cidadãos que são atendidos pelo Conselho. "Com o apoio financeiro, garantiremos ao Crea um espaço físico adequado ao seu funcionamento, em que possa prestar atendimento aos registrados com mais qualidade", comentou.
Berilo Macedo ressaltou também que a nova sede atende a uma reivindicação antiga de profissionais, servidores e representantes de empresas fiscalizadas. "Teremos um prédio com melhor estrutura, solucionando questões como acessibilidade, localização, estacionamento próprio e espaço físico dos setores operacionais, para atender melhor o nosso público. A atual sede do Conselho funciona no Centro de São Luís, num casarão tombado pelo Patrimônio Histórico da União", disse o presidente do Conselho, Berilo Macedo, informando que todo o processo de construção da sede deve demorar cerca de 36 meses.
No Maranhão, cerca de 23 mil profissionais de nível superior e nível médio da Engenharia, da Agronomia e das Geociências estão registrados no Crea-MA. (Vitória Castro - Assessoria de Comunicação do Crea-MA)
Publicado em Agronegócios na Edição Nº 16549
Comentários