O Maranhão deverá bater recorde de colheita na safra de grãos 2017/2018, atingindo a marca de 5 milhões de toneladas, 5,8% superior em relação à safra do ano anterior. Os dados são do 6.º Levantamento de Grãos atualizado nesse mês pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O número é resultado do aumento de 7% na área de plantio e pelas condições climáticas favoráveis, com destaque para as lavouras de soja e milho, responsáveis pelos incrementos significativos da atual.
O cultivo da oleaginosa teve um crescimento de 11% na área plantada em relação à safra anterior, passando de 821 para 912 mil hectares, com produção de 2,7 milhões de toneladas e uma produtividade estimada em 2.993 kg/hectare. "Os números favoráveis ocorreram mesmo que a colheita da soja não tenha avançado no sul do estado nos últimos dias", explica a superintendente regional da Conab no Maranhão, Dulcileide de Jesus Costa. "Essa é a principal região produtora do Maranhão, mas a quantidade excessiva de chuvas acabou atrasando o calendário de colheita do grão".
Em relação à contribuição fornecida pela lavoura de milho 1ª safra, o levantamento aponta para um aumento considerável na área plantada do cereal, que ficou em 318,3 mil hectares, cerca de 8% superior à safra anterior. O volume produzido também deve aumentar, passando de 1,2 para 1,4 milhão de toneladas, ou seja, um aumento expressivo da produção de 13,1%. De acordo com a superintendente, "os recentes preços atrativos de safras anteriores, bem como a migração do plantio da agricultura familiar para a agricultura mecanizada, são alguns dos fatores que tem contribuído para a expansão e consolidação das lavouras de milho no estado".
Comentários