As atividades do Censo Agropecuário 2017 no interior do Maranhão seguem em ritmo acelerado. No município de Itinga do Maranhão (distante aproximadamente 610 km de São Luís), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela coleta de dados dessa pesquisa, participou de uma feira agropecuária realizada pela primeira vez naquele município e teve a oportunidade de apresentar para o público as ações que estavam sendo realizadas dentro de mais um censo.
A primeira edição do Itinga Agroshow aconteceu entre os dias 10 e 14 de novembro com o objetivo de desenvolver o agronegócio da região, principalmente para os pequenos produtores, que têm como uma das fontes de renda a agricultura familiar. No penúltimo dia do evento, a unidade regional do IBGE no Maranhão realizou uma palestra para o público local sobre as atividades realizadas no Censo Agropecuário 2017 até o momento.
A ação aconteceu em um stand montado dentro do espaço da feira agropecuária. No local, o coordenador de divulgação do Censo Agro, João Ricardo Costa Silva, explicou a importância da pesquisa para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor rural brasileiro e ainda como está sendo feita a coleta dos dados.
Durante a sua explanação, o analista do IBGE discorreu sobre o grande salto tecnológico que teve a coleta dos dados nos estabelecimentos agropecuários, com a utilização dos Dispositivos Móveis de Coleta (DMC). Os equipamentos atribuíram mais precisão e dinamismo no processo de apuração e transmissão das informações obtidas dentro das propriedades.
Além disso, também foi divulgada a última parcial dos estabelecimentos agropecuários maranhenses já pesquisadas pelos recenseadores: de acordo com o ultimo relatório, mais de 46,5 mil propriedades já foram visitadas em todo o estado desde o início da coleta de dados, no mês de outubro.
Participaram também do evento o coordenador da subárea do posto do IBGE de Açailândia, Leandro Nunes Sampaio; e o coordenador das Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE), Wellington Georges, que se encarregaram de explicar como estão sendo feitos os trabalhos de coleta de dados no município e em toda a Região Tocantina, além de tirarem dúvidas dos produtores locais.
No fim do evento, João Ricardo Costa avaliou positivamente as atividades que foram realizadas durante o evento. "A participação ativa do IBGE nesse grande evento agropecuário da região é importante para demonstrar o compromisso do Instituto com a parceria feita com a administração municipal em prol da realização do Censo Agropecuário. Tivemos vários servidores envolvidos nessa atividade, inclusive com uma participação muito ativa do coordenador de subárea e do coordenador das CMGEs no Maranhão. Ações desse tipo são formas salutares para se estreitar o relacionamento também com a sociedade, pois no decorrer do evento foram feitas ações de divulgação da operação censitária através da entrega de folders e outros materiais de divulgação", pontuou.
O prefeito de Itinga do Maranhão, Lúcio Flávio Araújo Oliveira, também ficou bastante satisfeito com a presença do IBGE na feira agropecuária. Ele destacou a parceria que foi firmada com o instituto, em que Município disponibilizou quatro motocicletas com guias que ajudarão os recenseadores a localizar e se deslocar até os estabelecimentos agropecuários a fim de facilitar a coleta dos dados.