Na última terça-feira (25), o Governo do Estado, por meio do Sistema SAF (composto pela SAF, AGERP, ITERMA), realizou a primeira reunião com objetivo de traçar estratégias de mobilização da Agritec do território Centro Maranhense, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de junho, em Barra do Corda. A reunião aconteceu no auditório da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural- AGERP do município, e contou com a participação de várias instituições e representantes de municípios vizinhos.
"Com a realização da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (agritec), vamos proporcionar conhecimento para que o agricultor possa desenvolver sua produção, e, consequentemente, possa fortalecer as culturas do território, com destaque para a criação de pequenos animais como as aves, cultivo de arroz, feijão, milho, mandioca e hortaliças, além da criação de peixes. As tecnologias apresentadas na Feira são simples, mas que geram renda e qualidade de vida ao homem do campo", pontuou Chico Sales, secretário adjunto de organização produtiva e comercialização da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).
A gestora da Regional da Agerp de Barra do Corda, Maria Míria, informou que vem trabalhando juntamente com sua equipe para que tudo ocorra dentro do que vem sendo programado. A Agritec será realizada no Estádio Aliança, na Avenida Eliezer Moreira, no mês de junho.
Seu Manoel Martins, conhecido coo Manoel Capuche, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Barra do Corda, falou da sua satisfação de ter uma Agritec em Barra do Corda. "A primeira vez que ouvi falar de Agritec foi na de Grajaú, ano passado. Lá percebemos a importância da Feira e das capacitações que vem clarear nossa mente. Com o conhecimento adquirido esperamos melhorar a nossa agricultura familiar, que é tão importante para a economia e para a alimentação das famílias de nosso estado", concluiu seu Manoel.
Segundo o gerente do Sebrae de Presidente Dutra, a Agritec é um evento relevante no sentido de trazer conhecimento e tecnologia para a agricultura familiar. "O Sebrae se coloca à disposição para realizar capacitações e treinamentos que é uma e expertise do SEBRAE, além de sermos parceiros na realização do evento", frisou.
Durante a reunião da comissão de organização estavam presentes a coordenadora da Feira e superintendente de comercialização da SAF, Marilene Bandeira que conduziu a reunião, o Superintendente de Articulação Regional, Leocádio Cunha, Gestor Regional da Aged, Nilberto Castilho, Secretário Municipal de Agricultura, Rivelino do Alim, o Gerente da Unidade Regional do Sebrae, José Noleto, representantes da Câmara Municipal, os vereadores Alcenor Nunes e João Pedro Filho e representantes do BNB, IFMA, INCRA, além dos técnicos que prestam assistência técnica pelo Programa 'Mais IDH'.
A Agritec é uma realização do Governo do Maranhão, por meio do Sistema da Agricultura Familiar, composto pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). Acontece por meio de parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cocais, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), movimentos sociais (FETAEMA, MST, ACONERUQ, MIQCB E FETRAF-MA) e Prefeitura do município onde o evento é realizado.
Publicado em Agronegócios na Edição Nº 15870
Comentários