Levantamento do PIB (Produto Interno Bruto) dos Municípios 2010-2014, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra que das cem cidades com os maiores resultados em termos de produção agropecuária, 10 são de três Estados que formam a fronteira agrícola do Matopiba. A Bahia, que lidera a lista, tem sete municípios. Maranhão tem duas cidades e Piauí, uma. Nenhum município do Estado do Tocantins figura na lista dos cem principais no que se refere a índice do Valor Bruto da Produção Agropecuária.
Esse resultado faz parte de análise feita pelo Norte Agropecuário dos dados que fazem parte do levantamento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios 2010-2014, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somente os cem municípios foram relacionados.
O primeiro colocado no ranking é São Desidério, na Bahia, com R$ 1.684.343,00. E o centésimo colocado é Paraúna, de Goiás, com R$ 276.179. Os demais seis municípios baianos colocados da lista são: Formosa (4º lugar), Barreiras (17º), Correntina (20º), Luis Eduardo Magalhães (23º), Rio Real (57º) e Jaborandi (98º). Já o Maranhão tem dois: Balsas, que aparece na 12ª posição, e Tasso Fragoso, no 27º lugar. Já o Piauí tem Baixa Grande do Ribeiro, município que ocupa o 78º lugar.
Conforme o levantamento divulgado pelo IBGE, em 2014, a agropecuária respondia por mais da metade das economias em 1.135 dos 5.570 municípios brasileiros (20,4%).
DESEMPENHO DO TOCANTINS
Esta é a primeira vez que o IBGE divulga os três principais segmentos econômicos em cada município do país: agropecuária, serviços e indústria. O levantamento mostra ainda o Tocantins patinando fortemente na indústria e sem destaque nacional na sua principal área, o agronegócio.
No agronegócio, por exemplo, em que pese a vocação agrícola do Tocantins, nenhum dos dez principais município do Brasil na área em 2014 era do Estado. Além disso, Estado não está entre os três primeiros Estado com maior participação agropecuária e, analisando mapa disponibilizado pelo IBGE, tem muitos municípios classificados com Produto Adicionado Agropecuário.
Porém, é na indústria que os resultados do Tocantins são pífios. A tão prometida industrialização do Estado, que trará desenvolvimento econômico é, pelos números do IBGE, uma ilusão muito distante. Conforme o levantamento, o Tocantins está entre os cinco estados do Brasil com a menor faixa de distribuição industrial dos seus municípios. Mais da metade dos municípios tocantinenses, 50,9%, estão entre as 1.379 cidades do Brasil que, juntas, produzem apenas 1% de todo o PIB Nacional.
Comentários