Foram discutidos avanços e desafios - Divulgação

Representantes do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonsesa) para a região Nordeste estiveram reunidos segunda (9) e terça-feira (10), em Fortaleza (CE), para discutir temas importantes e de interesse regional e nacional. A reunião contou com a presença do Secretário Nacional de Defesa Agropecuária do Fonesa, Jose Guilherme Leal; da vice-presidente do Fonesa-NE e diretora geral da AGED/MA, Fabiola Ewerton, e os diretores de Defesa Agropecuária dos oito estados do Nordeste.
Todos discutiram sobre os avanços, desafios e apresentaram propostas para a melhoria da atuação dos Órgãos de Defesa Agropecuária em todo Nordeste. Na pauta da reunião, temas importantes para o País, tais como: a execução dos Serviços de Inspeção, controle e erradicação da Peste Suína Clássica (PSC), funcionamento dos Postos Fixos de Fiscalização Agropecuária, dentre outros.
Segundo Fabiola Ewerton, os órgãos de Defesa Agropecuária do Nordeste vêm seguindo a linha do plano de governo dos executivos estaduais, ao estreitarem relações de parceria para melhoria dos serviços e otimização de recursos.
O Fonesa foi criado em 2000 e é formado por entidades de defesa agropecuária de todo o país. Está subdividido por regiões e tem como principal finalidade promover a permanente articulação entre os órgãos, objetivando o desenvolvimento harmônico e integrado das ações de sanidade animal, vegetal e inspeção sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal e vegetal. (Fonte/AGED)