Entre 15 e 19 de maio, a cidade de Balsas-MA recebe a 16ª edição da AgroBalsas. Organizada pela FAPCEN (Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte), o evento tem como propósito estimular, fomentar e divulgar o agronegócio desenvolvido na região de Balsas-MA, que engloba 18 municípios.
Com a missão de promover e facilitar a produção, o processamento e a comercialização responsável da soja em nível global, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma das instituições apoiadoras do evento, que irá reunir produtores interessados em desenvolver uma produção economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.
"No Maranhão, 25% da área plantada com soja é certificada pela RTRS. São 33 propriedades, 216 mil hectares plantados, o que resulta em 734 mil toneladas de soja. São números expressivos que mostram que os produtores estão interessados em participar do crescente mercado voltado para a produção responsável", revela o Consultor Externo da RTRS, Cid Sanches.
Esses dados foram apresentados na abertura do evento, que contou com a participação de autoridades, como o Governador do estado, Flavio Dino; o prefeito de Balsas-MA, Erick Augusto; o presidente da FAPCEN, Paulo Kreling; e de vários secretários de estado. "Acreditamos que é fundamental que iniciativas de produção sustentável, como a RTRS, sejam consolidadas para ganharmos escala e auxiliarmos o desenvolvimento do estado", observa a Superintendente da FAPCEN, Gisela Introvini.
A AgroBalsas é um dos principais eventos voltado ao agronegócio na região do MATOPIBA. O tema deste ano é "Agricultura sustentável na era digital" e a organização espera receber mais de 75 mil pessoas durante os cinco dias de programação. Os expositores somam aproximadamente 400 empresas e o evento conta com o apoio de diversos parceiros, como Governo do estado, prefeitura municipal e instituições bancárias e federais.
Sobre a RTRS
Fundada em 2006, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma iniciativa internacional pioneira formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja, como produtores, indústria, comércio, finanças e a sociedade civil. Os atores dessas diferentes áreas se reúnem em torno de um objetivo comum, garantindo o diálogo e a tomada de decisão por consenso. A missão da entidade é promover o uso e o crescimento da produção sustentável de soja e, por meio do Padrão RTRS de Produção de Soja Responsável, aplicável mundialmente, garantir uma produção ambientalmente correta, socialmente adequada e economicamente viável. É hoje o sistema mais confiável e avançado do mercado de soja brasileiro para alcançar a sustentabilidade. Atualmente a RTRS conta com mais de 190 membros dos países do mundo inteiro. Os princípios e critérios da RTRS são considerados um padrão multipartes que garante o Desmatamento Zero na produção de soja responsável. www.responsiblesoy.org/pt.
Comentários