Ivaldeci Rolim de Mendonça Junior, novo presidente da entidade

No último dia 26 de outubro, a Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem) elegeu e deu posse à nova diretoria para o biênio 2016-2018. O novo presidente da entidade, eleito por aclamação, é o advogado e criador, Ivaldeci Rolim de Mendonça Junior. Ele sucede José Assub Neto.
Em seu discurso de posse, Ivaldeci Mendonça enfatizou como será a sua gestão. "Farei uma gestão técnica, participativa e voltada para a atividade fim da associação. Buscaremos sempre o caminho do diálogo e da conciliação, em que prevalecerá a posição dos associados e não posições pessoais", disse o novo presidente.
Ivaldeci Mendonça aproveitou o espaço para destacar, também, o trabalho que pretende desenvolver à frente da diretoria. Entre as prioridades estão o aumento da representatividade da associação e a interiorização das atividades com a criação de diretorias regionais. 
"Iremos interiorizar as atividades da Ascem com a criação das diretorias regionais em diversos municípios, principalmente nos de tradição pecuária como, por exemplo, Imperatriz e Bacabal, para que haja uma interação maior entre a Associação e todos os criadores do Maranhão", destacou.
Com bom trânsito nas esferas do governo e no judiciário, Ivaldeci Mendonça pretende estabelecer um bom relacionamento, firmar parcerias em prol dos pecuaristas e defender os interesses dos associados em temas importantes e atuais como, invasões de terra, reconhecimento de territórios quilombolas, questões indígenas, trabalho escravo e cobrança de ICMS com base em Guia de Trânsito Animal (GTA).
"A Ascem não defenderá interesses políticos-partidário. Ela é uma instituição em defesa dos criadores do estado do Maranhão. Assim que vai ser durante a minha gestão. Iremos estabelecer um bom diálogo com os poderes executivo, legislativo e judiciário, e buscar parcerias com sindicatos rurais, Uema, Embrapa, Sistema Faema/Senar e empresas privadas", ressaltou.
Encerrando seu discurso, o novo presidente falou sobre a criação de um novo espaço para a realização de exposições agropecuárias e outros eventos de interesse da associação.
"Com a retomada do Parque Independência pelo Governo do Estado, iremos buscar um novo espaço para a realização dos nossos eventos. O ideal seria a doação de um terreno para que pudéssemos construir a infraestrutura necessária para o funcionamento. Em nosso projeto, o parque além de espaços para exposição e leilões, terá ambientes para comercialização, reuniões e palestras que visem o aperfeiçoamento, a reciclagem e a troca de conhecimento. Terá ainda toda a infraestrutura necessária para atender aos núcleos de bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos etc", afirmou.

Perfil 

Ivaldeci Rolim de Mendonça Junior é criador, advogado, formado pela Universidade Federal do Maranhão, e sócio-fundador do escritório Ivaldeci Mendonça Consultoria e Advocacia Empresarial, com atuação especializada no âmbito do Direito do Agronegócio. Ivaldeci é um estudioso da área e assina coluna mensal, no Jornal O Estado do Maranhão, sobre atualidades do setor.