Destaque no cenário nacional por ser o maior evento do setor na Região Amazônica, começou ontem (09) a 17ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). A abertura oficial do evento acontece hoje (10), a partir das 9 horas, com a participação do governador Marcelo Miranda, produtores e demais autoridades do Estado. As atividades da Feira prosseguem até sábado, dia 13.
Nessa terça-feira, primeiro dia de Agrotins, a programação contou com mais de 40 atividades, entre oficinas, aberturas de exposições, palestras, workshops, roteiros e práticas sustentáveis com o objetivo de capacitar, principalmente os produtores tocantinenses. Ao todo serão mais de duas mil capacitações.
A palestra sobre a Reforma da Previdência será realizada, às 9 horas, no Auditório Bem-te-Vi e ministrada pelo advogado e presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB, Álvaro Mattos Cunha Neto. Já o curso de inseminação artificial, também às 9 horas, acontece no Auditório da Pecuária, ministrada pelo médico veterinário da Alta Genetcs, Marcelo Geneiro Alves Ferreira.
A estimativa é que aproximadamente 100 mil pessoas, incluindo as caravanas dos pequenos produtores dos 139 municípios, visitem o Centro Agrotecnológico de Palmas, durante a Feira. Já para a movimentação financeira, em volume de negócios, a expectativa inicial é de R$ 600 milhões.
Tema da feira
O tema escolhido para nortear as atividades da 17ª Agrotins foi "Água, a Sustentabilidade da Vida", e slogan "Os desafios de produzir frente às mudanças climáticas", haverá destaque para atividades do setor rural, que envolve uma produção sustentável, que seja lucrativa para o produtor, mas sem agredir o meio ambiente, garantindo que a água esteja disponível para as próximas gerações.
De acordo com o secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, a água utilizada na agricultura retorna à atmosfera por meio da evaporação, porém, que a escolha do sistema de irrigação seja baseada no uso sustentável dos recursos hídricos, protegendo e garantindo o seu principal insumo: a água. "O uso da tecnologia na agricultura pode reduzir perdas de água e aumentar a produtividade das culturas com racionalidade e sem desperdício, isso que vamos focar nas capacitações e atividades oferecidas durante a Agrotins", completou.
Durante mais de uma década e meia a Agrotins vem se firmando como referência na divulgação, transferência de conhecimento e tecnologia para o crescimento do segmento agropecuário regional atraindo expositores e investidores de várias partes do Brasil e principalmente das regiões norte e nordeste que tem entre as fontes econômicas, a produção de grãos.
No evento, que tem uma semana de duração, são apresentadas vitrines tecnológicas com indicação de novas cultivares, adaptadas à realidade do clima e solo da região, e economicamente viáveis. Além de palestras e cursos voltados para a área rural, exposição e julgamento de raças de animais, torneio e a modernidade de máquinas e implementos agrícolas, veículos e instituições de fomento.
A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, através da Seagro e suas vinculadas (Ruraltins, Adapec e Itertins), em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor agropecuário. (Da Seagro)
Comentários