A diretoria de Defesa e Inspeção Vegetal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED/MA) se reuniu com representantes do Conselho Estadual de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA/MA) para começar a articular o plano de trabalho de fiscalização da venda de agrotóxicos em todo o Estado, conforme termo de cooperação assinado no último dia 13. Algumas atividades serão realizadas já a partir de dezembro, mas a rotina de fiscalizações nos estabelecimentos que vendem defensivos agrícolas começará efetivamente em 2020.
"Essa reunião teve como objetivo acertar a construção de um plano de trabalho de ações conjuntas entre o CREA e a AGED. Já deixamos de encaminhamento algumas atividades que já serão realizadas agora em dezembro, como piloto, para que possamos, de fato, estabelecer essa rotina para 2020", explicou diretora de Defesa e Inspeção e Sanidade Vegetal da AGED, Antônia Lúcia Malheiros.
Também participaram da reunião o superintendente de Fiscalização do CREA, Wesley Assis, o engenheiro agrônomo Roberto Lima e os fiscais agropecuários da AGED, Filomena Antônia de Carvalho, Keila Maria Teles Vieira, Bento Almeida Sá e Edmara Pinto Cardoso.
O termo de cooperação técnica assinado entre AGED e CREA tem como principal objetivo intensificar a fiscalização da venda de agrotóxicos no Maranhão. Um dos focos será a inspeção da venda mediante receituário agronômico, assinado por um engenheiro agrônomo, que também deve estar presente no estabelecimento.
Atualmente, existem 560 estabelecimentos comerciais que vendem defensivos agrícolas registrados pela AGED, 1538 cadastros de agrotóxicos e 58 registros de prestadores de serviços. (Fonte: AGED)
Publicado em Agronegócios na Edição Nº 16512
Comentários